quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O Significado do Natal e dos seus Símbolos

O significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo e sua comemoração anual, que acontece há mais de 1600 anos no dia 25 de dezembro.

Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão "cidade natal" indica a cidade onde um determinado indivíduo nasceu. A palavra "natal" significa "do nascimento".

Significado dos Símbolos de Natal
 
Árvore de Natal 
A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares, e normalmente é um pinheiro. O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantêm verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas. Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade. O costume de enfeitar as árvores de Natal surgiu em 1539 em Estrasburgo. Na América Latina, apenas no século XX teve início essa tradição. Atualmente, as árvores são naturais ou artificiais, sendo que estas últimas encontram-se à venda em cores variadas.
 
Papai Noel
Inspirado na figura de São Nicolau, um bispo do século III, o Papai Noel é responsável por trazer os presentes das crianças no Natal, segundo a tradição.
 
Estrela de Natal (Estrela de Belém)
Simboliza a estrela que guiou os reis magos até o local do nascimento de Jesus, segundo o relato do Evangelho de Mateus, na Bíblia.
 
Presentes de Natal
Os reis magos deram presentes para Jesus e o bispo Nicolau (que originou Papai Noel) era conhecido por dar presentes. Trocar presentes é uma das tradições de natal mais antigas.
 
Velas de Natal
Tanto as velas de Natal como as outras iluminações de natal simbolizam Jesus, que afirmou ser "a luz do mundo".

Presépio de Natal 
Surgiu em meados de 1223, quando São Francisco de Assis resolveu fazer sua comemoração ao nascimento de Jesus, como uma forma de simulação daquela noite. Com a permissão do Papa , ele montou na frente da igreja um presépio de palha, com as imagens do menino Jesus, Maria, José ,um boi e jumento. Com o tempo, isso virou um costume entre os cristãos.

Sino de Natal 
Simboliza a chegada de Jesus. É um símbolo de respeito a tudo que é sagrado.

Guirlanda de Natal 
Era usada para dar as boas vindas aos visitantes, no Natal, além disso, tem o significado de prosperidade e abundância.

Ceia de natal 
Jesus, pouco tempo antes de ser crucificado e morto, compartilhou pão e vinho com os seus 12 apóstolos. A ceia natalina é uma forma de lembrar a última ceia. Ela simboliza a confraternização e o amor ao próximo.

Boneco de neve 
O natal tem forte influência cultural dos países do Hemisfério Norte, que no mês de dezembro, são tomados pelo frio intenso e pela neve. Por esse motivo, o boneco de neve se tornou um símbolo natalino.

Flor Bico-de-papagaio
A poinsétia, também designada pelos nomes de bico-de-papagaio, rabo-de-arara e papagaio (no Brasil), cardeal, flor-do-natal, ou estrela-do-natal é uma planta originária do México, onde é espontânea. O seu nome científico é Euphorbia pulcherrima, que significa “a mais bela (pulcherrima) das eufórbias”. 
É uma planta muito utilizada para fins decorativos, especialmente na época do Natal, devido às suas folhas semelhantes a pétalas de flores vermelhas. Como é uma planta de dia curto, floresce exactamente no solstício de Inverno que coincide com o Natal (no hemisfério norte – o que explicaria porque essa planta não é tão identificada com o Natal no Brasil).
 
Em termos gerais, o Natal significa paz, alegria, fraternidade e generosidade.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares