terça-feira, 11 de novembro de 2014

Os Benefícios da Beterraba


Olá meninas!!
Olha só que matéria interessante sobre a beterraba. E eu que sempre achei que ela continha muito ferro!!!

"Muita gente consome beterraba com a intenção de garantir um bom aporte de ferro ao organismo. Mas essa raiz é fraca nesse mineral, capaz de combater a anemia. Segundo a tabela de alimentos da Universidade Estadual de Campinas, 100 gramas da raiz crua tem 0,3 miligrama do mineral e 0,2 na versão cozida – bem menos que os 2,71 miligramas presentes na mesma quantidade de espinafre cru. Nem por isso ela deixa de ser um superalimento, especialmente para as grávidas e malhadoras. “A beterraba é rica em ácido fólico (importante para a formação do bebê) e outros nutrientes fundamentais”, afirma Patrícia Davidson Haiat, nutricionista do Rio do Janeiro.

Apesar de docinha, a beterraba tem poucas calorias – 43 em uma unidade grande (100 gramas) –, além de conter uma boa quantidade de fibras, que fazem com que a liberação de energia no organismo aconteça aos poucos. Não é só isso. “As fibras solúveis da beterraba reduzem a absorção de glicose e ajudam a manter o bom colesterol”, complementa Patrícia.
 
Efeitos na pele 
Os benefícios à saúde em geral e à pele se devem principalmente às betacianinas – pigmento (ele dá a intensa cor vermelha à raiz) da família das antocianinas. “Vários estudos mostram que o consumo frequente desses compostos, em conjunto com outros antioxidantes, está associado ao aumento da longevidade”, explica Daniela Cierro, nutricionista da Sociedade Brasileira de Personal Diet, em São Paulo. Assim como outros vegetais de coloração avermelhada ou arroxeada (uva, ameixa, figo e repolho-roxo), a beterraba também reforça a imunidade e melhora a circulação, protegendo o coração.

Mais disposição 
É entre as pessoas que fazem atividade física que a beterraba faz mais sucesso. Isso porque um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Exeter, no Reino Unido, mostrou que a hortaliça tem o poder de oxigenar as células do nosso organismo, tornando o exercício menos cansativo. “Esse efeito é mérito do nitrato, que aumenta a produção de óxido nítrico e, com isso, provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos, favorecendo a chegada de nutrientes ao músculo”, explica Patrícia, que orienta consumir o suco de beterraba até uma hora antes do treino. Resultado: mais disposição e força para entrar em forma.
Como consumir 
O segredo para você obter todos os benefícios da beterraba é consumi-la com frequência, de preferência crua ou cozida no vapor para que seus nutrientes sejam preservados ao máximo. Mesmo assim, não faltam opções para variar a maneira de colocá-la no cardápio."

Fonte: Mdemulher








Postagens populares