quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Queda de cabelo dicas para fortalecer a raiz


Cabelo que cai demais poder ser problema de raiz fraca. Veja dicas para fortalecê-la.




A raiz dos cabelos é a maior responsável pela força e resistência dos fios. Segundo a cabeleireira Viviane Siqueira, do Pierre Louis Coiffeur, no Rio de Janeiro, uma raiz saudável trabalha melhor e produz um fio com mais brilho e mais resistente à queda. No entanto, muita gente se esquece dela na hora dos cuidados. Veja as dicas da profissional.

Cabelo caindo da raiz: dicas para evitar

1. Alisar os cabelos
Muitas mulheres reclamam de queda de cabelos após um processo de alisamento, como a escova progressiva. Isso acontece porque os produtos não podem ser aplicados no couro cabelo. "O ideal é que a raiz seja preservada. Somente coloração pode ser aplicada na raiz e, ainda assim, com muito cuidado. Procure sempre um excelente profissional", recomenda.

Cuidados específicos
Existem produtos voltados para o tratamento do couro cabeludo com ação antiqueda, fortificante, esfoliante, ou promover uma limpeza profunda. "A dica é sempre consultar as instruções de uso no rótulo", indica.

Produtos que devem ser evitados
Já os produtos mais gordurosos como leave-ins e séruns devem ser aplicados somente do comprimento às pontas, para não aumentar a oleosidade dos cabelos. A cabeleireira explica que o efeito é semelhante ao que acontece com os poros da pele: os resquícios de produtos fazem os poros entupir, provocando queda, dermatite seborreica e caspa.

Manutenção da higiene
"Uma raiz saudável é inimiga de cabelos sujos", diz. A orientação é lavar os cabelos normais regularmente, os oleosos diariamente e os secos três vezes na semana, sempre com um bom shampoo e massageando com as pontas dos dedos, mas sem usar a unha, para não machucar o couro cabeludo. O condicionador deve ser totalmente evitado na raiz.

Preste atenção aos sinais
De acordo com a cabeleireira, é importante procurar um dermatologista sempre que houver problemas como queda de cabelo, dermatite seborreica, caspa, excesso de oleosidade, queimadura do couro cabeludo e escamação. Esses são os principais sinais de que há problemas na raiz e, para tratá-los, existem diversas opções comoshampoos, tônicos, fortificantes e comprimidos via oral. "Mas somente um especialista saberá o que receitar em cada caso. Não recomendo nunca tratamento em casa, pois o problema pode piorar e ter um resultado catastrófico", finaliza.

Dicas para prevenir a queda de cabelos:

- Alimente-se adequadamente com uma quantidade suficiente de proteínas, ácidos graxos, vitaminas, minerais e água;

- Evite medicamentos e suplementos sem indicação médica, pois muitos desses produtos podem desencadear ou agravar a queda de cabelo;

- Use regularmente shampoos e demais produtos para tratamento capilar adequados ao seu tipo de cabelo;

- Suplementos nutricionais bem indicados podem ser bons aliados na prevenção e reversão do problema;

- Tente levar uma vida mais tranquila, mantendo sempre o equilíbrio. Praticar atividades físicas regularmente pode ajudar;

- Evite usar água muito quente, opte por lavar o cabelo com água morna ou fria, isso garantirá vitalidade e brilho aos fios, além de evitar a queda;

- Mantenha o couro cabeludo sempre limpo, afastando a oleosidade que dificulta sua oxigenação, enfraquecendo os fios e estimulando a queda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares